Nesta semana, nos dias 30 e 31, ocorreu o 1º Congresso Nacional de Direito Imobiliário e Notarial. O evento teve como propósito aproximar alunos e professores do Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí – Univali aos profissionais da advocacia em torno do debates sobre questões importantes e vitais nas áreas do Direito Imobiliário e também do Direito Registral e Notarial.
Foram mais de 10 palestrantes, dentre eles destaca-se a titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú/SC, Mariana Viegas Cunha, que falou sobre a principal função notarial no espaço e no tempo.
Mariana destacou que o tabelião deve assessorar, aconselhar e orientar as partes com imparcialidade, instrumentalizando as suas vontades com segurança jurídica e evitando litígios.
O processo de desjudicialização vem mostrando que a função notarial pode despertar um olhar menos burocrático e cujo fim se assemelha aos resultados conquistados no processo judicial com mens ônus e desgastes aos envolvidos. Os inventários e divórcios são exemplos dessa conquista.